Will Lopes


Formado em Artes pela Universidade de Brasília o performer, diretor e idealizador de  A Carta do Louco procura ampliar suas possibilidades de criação técnica a partir do desenvolvimentro de obras híbridas de linguagens de intervenção urbana e arte pública. Construções Multimídias e Instalações Performáticas em Arquiteturas Urbanas desenvolvidas a parir do Teatro, Dança, Circo, Artes Plástica a e Arte Mídia, dão identidade a obra do artista.

No decorrer de 13 anos de trabalhos entre Teatro, Cinema, radio e TV, Willian Lopes teve oportunidade de estudar e aprender com grandes mestres. Entre eles Hugo Rodas, Ary Para Raios, Fernanda Montenegro, Maura Baiocci, entre outros.

Nos últimos anos vem especializando no desenvolvimento de instalações performáticas em arquiteturas urbanas como expressão de Arte Pública e desenvolvimento de linguagens híbridas.

Neste campo teve como uma de suas principais obras a montagem de SONHO MACBETH, realizada no Museu de Arte da República, em Dezembro de 2007. Dando continuidade a pesquisa concebeu e dirigiu a montagem UIRAPURU BAMBU realizada no memorial dos povos indígenas em setembro de 2008.

Atualmente se dedica a pesquisa de técnicas verticais (rappel e alpinismo) como modo de ampliação de possibilidades técnicas para o desenvolvimento de novas estéticas na ampliação de sua linguagem artística: Construção de Espetáculos Performáticos de Instalação e Arte Pública em Arquiteturas Urbanas.

Seguindo a pesquisa desenvolveu o projeto “A Carta do Anjo Louco” selecionado em 1o  Lugar da Região Centro Oeste no edital de bolsas de criação da FUNART em 2008 e contemplado em segundo lugar dos projetos de montagem do FAC/SCDF 2009 e considerado a sensação do Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea 2010.

Neste mesmo ano foi mais uma vez contemplado pelo FAC/ SCDF com o projeto A ÁRVORE DOS ANJOS. Tal projeto prevê um espetáculo de instalações performáticas a ser realizado na Catedral de Brasília, que mais uma vez procura inovar em mecânicas de montagem, sonorização e performances buscando ampliar possibilidades de realizações artísticas urbanas.